APLICATIVO ORGANIZA CONTAS FAMILIARES E AUXILIA NO ENFRENTAMENTO DA CRISE
![]() |
| Guilherme Santos - CEO do BankBook |
Chamado carinhosamente de "whatsapp das finanças", o BankBook chegou para harmonizar as relações entre pessoas e grupos.
A startup BankBook, incubada no Centro de Empreendedorismo e Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), desenvolveu um aplicativo capaz de organizar as contas familiares de forma estruturada e com capacidade de comunicação entre os membros da casa. Carinhosamente chamado de “whatsapp das finanças”, o aplicativo BankBook chega ao mercado disposto a melhorar as relações financeiras entre as pessoas e os grupos.
Para o CEO do BankBook, Guilherme Santos, a intenção é permitir o planejamento de investimentos em conjunto, alinhar os objetivos do grupo e organizar financeiramente as despesas. “É um aplicativo que simplifica o processo, pois cada um escreve o seu orçamento para o ano, anota o que e quanto gastou no dia a dia e o BankBook se encarrega de fazer as contas. Como opção, até ajuda a cobrar quem estiver devendo”, explica Santos. O aplicativo inova no controle de gastos por categoria na medida em que aplica esse conceito sob a perspectiva sistêmica de grupo – seja familiar, de amigos ou empresarial. Tudo isso além de facilitar o trabalho de organização e limite do orçamento, auxiliando inclusive na educação financeira dos membros, com a possibilidade de usar uma comunicação estruturada, dentro do conceito de gestão de grupo. Nele, cada participante tem seu espaço para adicionar e trocar informações, tornando o BankBook diferenciado, por lidar com um assunto sério de forma leve e interativa. “Incluímos a possibilidade de uso de emojis nas mensagens, permitindo que inclusive as crianças possam participar e expressar sua contribuição para os objetivos comuns da família. E isso nos permite estabelecer a conexão de todos, como um whatsapp das finanças”, analisa Guilherme.
O BankBook também utiliza inteligência artificial com base em dados de comportamento de compra dos usuários. Com essas informações, dá dicas e responde perguntas, como, por exemplo, onde foram parar os recursos da semana ou de que maneira gastar menos, de forma personalizada. "Somos hoje a plataforma no Brasil com mais informações de detalhes item a item das compras de usuários, uma vez que oferecemos a leitura da nota das compras. Tamanha qualidade em informação é explorada quantitativamente em inteligência artificial para oferecer opiniões que influenciam grupos a melhorar seus hábitos de consumo", comemora o CEO da startup.
A expectativa é de que os usuários da plataforma possam economizar, a partir das dicas oferecidas pela inteligência artificial, em média 30% dos seus recursos. O valor poupado pode ser utilizado, por exemplo, para investir em ativos cujo rendimento a longo prazo pode ajudar a atingir objetivos e melhorar definitivamente a qualidade de vida. Além disso, o registro de gastos é outra facilidade apresentada pelo BankBook, pois nele, o usuário faz a leitura do QR Code das notas fiscais de caixa e registra automaticamente tudo que foi comprado. E esses dados ficarão “anotados” no aplicativo, item a item, todos os produtos com seus devidos preços, se houve ou não desconto e o valor total da compra, com detalhes.
O aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais iOS (Apple Store) e Android (Google Play Store), podendo ser baixado em smartphones, tablets, notebooks e PCs. A área de finanças pessoais pode ser usada gratuitamente e a funcionalidade de contas de grupos está liberada para avaliação.
Saiba mais acessando www.bankbook.com.br
